UHJ promove simpósio sobre os 50 anos do golpe de 1964

A Universidade Hebraica de Jerusalém realiza de 14 a 16 de dezembro o Simpósio Internacional “Brazil Fifty Years after the 1964 Military Coup d’État: The Pursuit of Democracy and Justice Continues”. A data foi escolhida para que o evento ocorra logo após a divulgação do relatório da Comissão da Verdade, que aconteceu nesta terça, 9 de dezembro, em Brasília.
 
Acadêmicos e especialistas do Brasil e dos Estados Unidos se juntarão a especialistas israelenses sobre a América Latina para discutir: (1) a natureza do regime; (2) resistência e exílio; (3) relações entre o Brasil, Israel e comunidade judaica brasileira durante este período; (4) a busca da verdade e da justiça na transição para o regime democrático; (5) a consolidação da democracia no Brasil ao longo das últimas três décadas; e (6) o legado da ditadura, a direita e o antissemitismo no Brasil de hoje.
 
Em colaboração com a Confederação Israelita do Brasil, que publicou um dossiê (Cadernos Conib nº 2) sobre a contribuição judaica para a construção da democracia no Brasil, o simpósio também fará uma homenagem especial para Vladimir Herzog.
 
Veja a programação do evento: