Sobrevivente da Shoá conta experiência no campo filmado por Spielberg

 A Livraria da Vila Shopping Higienópolis, em São Paulo, promoverá em novembro o 3º ciclo de palestras com sobreviventes do Holocausto. As palestras ocorrerão todas as segundas-feiras do mês, às 19h30.



No dia 4, o encontro será ministrado por Julio Gartner, que passou por cinco campos de trabalhos forçados, inclusive o de Plasow, mostrado no filme “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg.



No dia 11, a convidada será Nanette König. Ex-colega de Anne Frank no colégio, reencontrou-a posteriormente no campo de Bergen Belsen.



No dia 18, será a vez de Michel Dymetman. Seu relato abordará a participação dos franceses e belgas no Holocausto. Michel esteve preso em campos nesses dois países, antes de ser transportado para Ebensee, na Áustria, um dos piores campos de trabalhos forçados. Autor do livro “Anos de lutas”.



No último encontro, no dia 25, a palestrante será Rita Braun, que no início da Segunda Guerra fugiu para a Rússia; depois, voltou à Alemanha, onde fingiu ser cristã para sobreviver. Autora do livro “Fragmentos de uma vida”.



A curadoria do evento é de Marcio Pitliuk, escritor, cineasta e especialista no Holocausto, idealizador do filme “Marcha da Vida”.



A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.