Salvador sediará comemoração do Dia Internacional do Holocausto em 2012

Salvador sediará comemoração do Dia Internacional do Holocausto em 2012

 Durante a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), o presidente da entidade, Mauricio Szporer, anunciou que o governador da Bahia, Jaques Wagner, presente no evento, aceitou a proposta feita pela Conib, para que a capital baiana sedie a solenidade do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em 2012. Desde 2006, a data conta com a presença do presidente da República.

Cerca de 1.000 pessoas participaram da cerimônia no dia 25, em Salvador, entre elas o vice-presidente da Conib, Henry Chmelnitsky. O jornal A Tarde dedicou quase uma página inteira ao evento. Com a nova sede, que deve ficar pronta em meados de 2012, a SIB colocará à disposição da cidade um amplo espaço para exposições, uma biblioteca, um café e um Centro de Eventos, que abrigará aulas, palestras, congressos e filmes. Entre os projetos: o centro de Cultura Judaica da Bahia, que pretende ser a referência em Salvador para pesquisas sobre judaísmo; a capacitação de educadores sobre genocídios; o intercâmbio entre Bahia e Israel e o SIB SOCIAL, que abrigará um dos valores mais caros ao judaísmo: a justiça social.

Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Godinho; o presidente do TRE, desembargador Mario Alberto Hirs; o secretário estadual de Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt; o presidente do TJ-BA Desembargador Dultra Cintra; Helena Kelner, presidente nacional da entidade feminina judaica Wizo; e o diretor-geral do jornal A Tarde, Edivaldo Boaventura.