RN recebe visita de organização internacional de apoio aos Bnei Anussim

RN recebe visita de organização internacional de apoio aos Bnei Anussim

 O Centro Israelita do Rio Grande do Norte – CIRN recebeu nos dias 10 e 11 de abril a visita do diretor da organização judaica internacional Kulanu, Daneel Schaechter. A Kulanu é uma organização sem fins lucrativos que apoia comunidades de descendentes de judeus no retorno ao judaísmo. Os Bnei Anussim são os descendentes de judeus convertidos à força durante a Inquisição.

Durante a visita, Schaechter analisou as características da comunidade potiguar e suas necessidades. Ele mencionou a organização de um acampamento judaico para jovens de até 28 anos, a doação de cadeiras, sidurim, recursos e a organização de um Shabat para as comunidades de Bnei Anussim.

“Acho que esta comunidade é muito mais avançada que outras em relação à integração entre Bnei Anussim e judeus ‘oficiais’. É uma coisa muito linda. Creio que esse será o futuro em outras comunidades, mas vocês são a primeira que conheço”, disse Schaechter. 

O presidente do CIRN, Mario Soltak, falou sobre a visita: “Considero a presença do Daneel extremamente importante, acompanhando o reconhecimento do fenômeno Bnei Anussim, respeitando a força que eles têm, ajudando as comunidades que querem se organizar, se congregar e fazer judaísmo”. 

Recentemente, Soltak participou de conferência internacional em Israel sobre os Bnei Anussim. Rav Yohanan Yedidyah,  líder religioso do CIRN, foi um dos principais palestrantes no evento, que reuniu representantes de 13 universidades de vários países.