Rio de Janeiro terá Memorial às Vítimas do Holocausto

Rio de Janeiro terá Memorial às Vítimas do Holocausto

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está montando processo licitatório para a construção de um “Memorial às Vítimas do Holocausto”, na Barra da Tijuca. A previsão é que as obras sejam iniciadas em outubro deste ano e o projeto entregue em abril de 2015, antes do Iom Hashoá [Dia da Lembrança do Holocausto]. As informações são do Alef News.

“O Rio de Janeiro é um lugar em que o ódio não é alimentado, aceitamos o próximo e as diferenças. A liberdade de crença é uma das características da nossa cidade”, afirmou Paes. Ele notou que o local escolhido é de grande visibilidade e deverá receber um público significativo, sobretudo nas Olimpíadas de 2016.

“Hoje iniciamos a concretização de um sonho! Desde 2000, quando o Instituto de Arquitetos do Brasil fez um concurso ganho pelo arquiteto André Orioli, não paramos sequer um minuto para que pudéssemos chegar a este momento”, comemorou o autor do projeto, deputado estadual Gerson Bergher.

 “O Rio de Janeiro merece, estamos muito felizes!”, disse a vereadora Teresa Bergher. Ela ressaltou que a viabilização do projeto contou com ajuda fundamental do deputado federal Pedro Paulo.

O Memorial, cujo investimento será de 4,5 milhões de reais, contará com anfiteatro (80 lugares), galeria para exposição, sala de mídia digital e estacionamento.

A programação cultural oferecida aos visitantes será elaborada por uma curadoria a ser criada pela comunidade judaica.