Revista Veja entrevista Abraham Skorka, rabino argentino amigo do papa

Revista Veja entrevista Abraham Skorka, rabino argentino amigo do papa

 “Poucos entendem tão bem a mente do líder da Igreja Católica quanto o rabino argentino Abraham Skorka”, diz a revista Veja, que o entrevistou nas páginas amarelas de sua edição 2.323, com data de 29 de maio de 2013.



“Quando o papa Francisco ainda era apenas Jorge Mario Bergoglio e pregava na catedral de Buenos Aires, tinha longas conversas com o amigo e rabino Abraham Skorka”, informa a revista. 



O rabino fala da amizade que mantém há 20 anos com Bergoglio e aborda a opinião do amigo sobre governos populistas da América Latina, radicalismo islâmico, entre outros temas. 



Além disso, comenta sobre o terrorismo, dizendo que o único jeito de dialogar com os fudamentalistas é esperar que mudem de postura, aceitando a existência do outro, e que o papa pode colaborar, reforçando os gestos em favor da paz.



Skorka escreveu com Bergoglio o livro “Sobre o Céu e a Terra”, lançado recentemente no Brasil, pela Editora Paralela.



Leia trecho.



Skorka é professor de Bíblia e literatura rabínica no Seminário Rabínico da Argentina e no Jewish Theological Seminary of America, professor honorário de direito hebraico na Universidade de Salamanca, e foi criador da cadeira de direito hebraico nesta última universidade e também na Universidade de Buenos Aires. 



É reitor do Seminário Rabínico e rabino da Comunidade “Bnei Tikva”. Em 2012, a Pontifícia Universidade Católica da Argentina lhe outorgou o título de Doutor Honoris Causa, tornando-o o primeiro rabino a receber tal condecoração.