Relações Israel-Índia chegam ao melhor momento na história

Relações Israel-Índia chegam ao melhor momento na história

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chega esta terça-feira (4) a Israel para uma visita de três dias, durante a qual devem ser assinados acordos de cooperação bilateral.

Modi decidiu não visitar os territórios palestinos, algo considerado raro para um país que mantém boas relações com nações árabes.

“A crescente amizade entre a Índia e Israel tem muitas facetas, incluindo a abstenção ocasional de Nova Deli sobre resoluções patrocinadas pelos palestinos em vários órgãos da ONU”, afirmou o cientista político Efraim Inbar.

"Na verdade, a Índia modificou seu padrão de votação em organizações internacionais, abstendo-se de se juntar à maioria automática contra Israel", observou o analista.

Anunciada como uma celebração pelos 25 anos de relações diplomáticas entre os dois países, a visita de Modi é a primeira de um chefe de governo indiano a Israel.

Além de encontros programados com políticos e líderes empresariais, Modi deve visitar familiares de uma vítima de ataque terrorista em Mumbai, uma fazenda de flores, uma usina de dessalinização e o Memorial Yad Vashem, além de um encontro com representantes da comunidade indiana em Israel.

"Conversarei com o primeiro-ministro Netanyahu sobre a nossa ampla parceria e as possibilidades de fortalecer nossos laços em diversos campos para benefício mútuo. Também teremos a oportunidade de discutir os grandes desafios comuns, como o terrorismo”, declarou Modi.

“A Índia amadureceu politicamente, e agora é capaz de separar suas relações cada vez mais calorosas com Israel de seu tradicional apoio à causa palestina”, disse o embaixador do país em Israel.

Leia mais, no Times of Israel.