Rabinos brasileiros participam nos EUA de encontro de líderes religiosos


Os rabinos Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, e Nilton Bonder, da Congregação Judaica do Brasil, no Rio, participam esta semana, em Washington, nos EUA, da Primeira Missão de Líderes Islâmicos e Judeus das Américas.

A missão, que reunirá em 26, 27 e 28 de março cinco líderes de cada religião, faz parte de um movimento global de muçulmanos e judeus comprometidos com a reconciliação, comunicação e cooperação.

Desde 2008, centenas de sinagogas, mesquitas e centros culturais muçulmanos e judeus vêm promovendo ações conjuntas ao redor do mundo para criar laços de amizade e compreensão, Incentivadas e idealizadas por instituições como a Fundação de Entendimento Étnico (FFEU) e a Sociedade Islâmica da América do Norte (ISNA).

“Almejamos construir um movimento global de muçulmanos e judeus comprometidos com o entendimento”, disse o fundador e presidente da FFEU e vice- presidente do World Jewish Congress, rabino Marc Schneier.

O encontro em Washington inclui reuniões na Casa Branca com membros muçulmanos e judeus do Congresso dos Estados Unidos, a Secretaria de Estado Hillary Clinton e os embaixadores do Brasil e da Argentina.