Rabino Nilton Bonder comanda cruzeiro judaico na Amazônia

A comunidade judaica do Amazonas, em parceria, com a Congregação Judaica do Brasil, dirigida pelo rabino Nilton Bonder, organizará de 15 a 18 de março um cruzeiro pelo rio Amazonas, com o tema “Shabat na Floresta". Embarcarão cerca de 150 passageiros, metade da comunidade judaica de Manaus, e os restantes, de São Paulo e Rio de Janeiro. 



O cruzeiro terá também a presença da cantora Fortuna e de Isaac Dahan, líder religioso judaico de Manaus.



Ainda em terra firme, no dia 14, Bonder dará palestra com o tema “Misticismo Judaico: Reflexões sobre o Interesse e o Significado no Século XXI”. O evento ocorrerá às 20h, na Hebraica Manaus, com a presença do recém-nomeado arcebispo do Estado do Amazonas.



Durante o cruzeiro, serão feitos passeios por igarapés e igapós, caminhadas, meditação, observação de fauna e flora, tudo sob um ponto de vista judaico. Entre as reflexões, uma comparação entre a experiência judaica da destruição do Templo e a destruição da natureza.



Também haverá contação de histórias, apresentações musicais e serviço diário de rezas.



“Essa é uma ótima oportunidade de aproximação entre as comunidades judaicas do Brasil”, disse Anne Benchimol, presidente do Comitê Israelita do Amazonas.



Vista de satélite da cidade de Manaus e arredores. Foto: Nasa/Wikimedia Commons.