Presidente do Chile comemora Chanucá no Palácio de la Moneda

Presidente do Chile comemora Chanucá no Palácio de la Moneda

O presidente do Chile, Sebastián Piñera comemorou no Palácio de la Moneda, sede do governo, a festa judaica de Chanucá.



"Nosso governo quer contribuir para o espírito de Chanucá, um espírito de liberdade, ajudando a criar no Chile uma sociedade mais pluralista e tolerante", disse o presidente.



Piñera destacou a adoção no país de uma lei antidiscriminação e anunciou que vai pedir urgência a um projeto de lei que proíbe a incitação ao ódio.



Em Brasília, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Wasny de Roure, recebeu o embaixador de Israel, Rafael Eldad, e membros da ACIB – Associação Cultural Israelita de Brasília – para comemorar Chanucá. O rabino Jaques Cukierkorn, brasileiro radicado nos EUA, participou da cerimônia.



Em Fortaleza, a celebração de Chanucá marcou o aniversário de 20 anos de fundação da Sociedade Israelita do Ceará. 



Na rádio Metrópole, de Salvador, o rabino Uri Lam, da Sociedade Israelita da Bahia, comentou a cerimônia que reuniu representantes de diversas religiões para comemorar Chanucá – todos os convidados compareceram.Ouça



Em Porto Alegre, a sinagoga Centro Israelita comemorou o recebimento de seu novo livro da Torá, quando foi realizado o acendimento da oitava vela de Chanucá. Cerca de 400 pessoas participaram da celebração. "Há mais de 20 anos não recebíamos uma nova Torá. A comunidade do Centro Israelita está muito emocionada", disse o rabino Pablo Iugt. 



O programa Comunidade na TV mostra a festa promovida pelo Beit Lubavitch em parceria com a Fierj, na Praia de Copacabana, que reuniu mais de mil pessoas e teve a presença, entre outros, do humorista Marcelo Madureira. Assista