Presidente da Fisesp debate na Guatemala presença do Irã na América Latina

Presidente da Fisesp debate na Guatemala presença do Irã na América Latina

Em 20 de fevereiro, membros do American Jewish Committee (AJC), acompanhados por Mario Fleck, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e por dirigentes da comunidade judaica guatemalteca, foram recebidos pelo presidente da Guatemala, Otto Perez Molina.

 

Foi discutida, entre outros temas, a presença do Irã na América Latina. A Guatemala é, desde 1º de janeiro, membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU.

 

“O país destaca-se hoje como um grande amigo de Israel, e está empenhado em desenvolver um papel construtivo como membro recém-eleito do Conselho de Segurança”, disse o diretor-executivo do AJC, David Harris.

 

“Aplaudimos a posição de Molina, que bloqueou a visita do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad para a posse de seu governo, recém-eleito. Da mesma forma, apreciamos o apoio que este governo dá à solução de dois Estados no conflito israelo-palestino via mesa de negociações e não por meio de manobras unilaterais na ONU”, concluiu Harris.

 

O AJC foi fundado em 1906 para ajudar judeus russos perseguidos pelo império czarista. Com forte atuação política, busca combater o antissemitismo, promover valores democráticos e fortalecer a vida judaica. Apoia Israel na busca por paz e segurança.

 

O Instituto Latino e Latino-Americano do AJC foi fundado em 2005. Procura reforçar os laços entre judeus e latinos nos EUA e entre os EUA, as nações latino-americanas e Israel. Mario Fleck é membro do conselho deliberativo deste instituto.