Presidente da Conib incentiva atuação da comunidade judaica carioca

 Cerca de 230 pessoas, entre elas muitos jovens, prestigiaram o evento de abertura da Campanha 2013 do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro, realizado no salão nobre do Clube Caiçaras, no dia 12 de março.



Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil e do Hospital Albert Einstein, e sua esposa Ida, foram os convidados especiais. Lottenberg falou sobre liderança, o papel estratégico da Conib: “Cabe a nós criar os instrumentos estruturantes de nossos sucessores”; o apoio a Israel e, sobretudo, como conciliar trabalho profissional e responsabilidade comunitária. Ele incentivou a mobilização da comunidade judaica carioca, em torno do espírito de solidariedade, e elogiou sua pujança. 



“Os judeus têm no seu DNA a responsabilidade de uns para com outros”, disse Alberto Moszkowicz, presidente do Fundo Comunitário. Ele apresentou o filme do projeto especial adotado pela campanha do Rio de Janeiro, para financiar a construção de três novos abrigos antibombas na região de Sdot Negev, no sul de Israel, além da manutenção dos dois já existentes e dos novos, adequando-os, inclusive, contra guerra química. 



Marki Levy, diretor geral da Federação dos Kibutzim (Israel), contou como é viver na região conhecida como “Cinturão de Gaza”, alvo de constantes ataques palestinos, e da importância da construção dos novos abrigos, que permitirão às crianças estudarem sabendo que, em qualquer emergência, terão proteção adequada a segundos de distância de suas salas de aula.



Cláudia Cytrynbaum Chor, presidente do Grupo Leão de Judá, e Evelyn Trope Plachta, presidente da Divisão Feminina do Fundo Comunitário, enalteceram o papel que a mulher judia exerce no ativismo e no apoio a Israel.



Michelle Gorin, copresidente do Grupo Dor Hemshech em conjunto com Ricardo Klajnberg, anunciou que o grupo adotou um projeto próprio, cujo objetivo é oferecer 40 bolsas de estudos para novos imigrantes em Israel. Ela convocou todos os jovens a darem continuidade à herança que receberam nas escolas, movimentos juvenis, e demais instituições, na certeza de terem em Israel a sua referência e segurança como judeus.



Veja vídeo do evento, produzido pelo programa Comunidade na TV.



Claudio Lottenberg e esposa, com diretoria do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro. Foto: FCRJ.