Prefeito de Porto Alegre destaca contribuições da comunidade judaica

Milhares de pessoas participaram no dia 29 de maio da 24ª Festa na Rua, promovida pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul, com apoio da Federação Israelita. Nesta edição do evento, que integra o calendário das festividades da capital gaúcha, foram celebrados os 63 anos de Independência do Estado de Israel.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, autor do projeto de lei que tornou obrigatório o ensino do Holocausto nas escolas da rede pública de ensino da capital gaúcha.

O prefeito, em suas palavras, comentou sobre esta lei, homologada em 2010, assim como relembrou a memória de Moacyr Scliar. "Esta comunidade nos deu uma contribuição muito forte na área cultural, econômica, e principalmente em relação à tolerância religiosa", disse, destacando o espírito de integração do evento.

Na rua João Telles, no bairro Bom Fim, houve shows de dança e música típicas, realizados por artistas de diversas instituições porto-alegrenses, integrantes de movimentos jovens da comunidade judaica e alunos do Colégio Israelita. Cerca de 90 estandes comercializaram comidas da culinária judaica, além de artesanato, livros e objetos religiosos.