Polo aeroespacial e irrigação são focos de comitiva de Tarso Genro, em Israel

Polo aeroespacial e irrigação são focos de comitiva de Tarso Genro, em Israel

 Tecnologia de irrigação e a criação no Rio Grande do Sul de um polo aeroespacial são os temas de maior interesse da comitiva liderada pelo governador Tarso Genro em Israel. A missão gaúcha chegou ao Estado judeu nesta segunda-feira, dia 29 de abril, e permanece até a próxima quinta-feira.



Já foi assinado um acordo entre o governador e a AEL Sistemas de Porto Alegre, subsidiária da israelense Elbit Systems, para desenvolver tecnologia para fabricação de satélites. "Demos hoje um passo gigantesco rumo à concretização da ideia de um polo aeroespacial no Estado. Se nada mais acontecer nesta missão, e vai acontecer, este protocolo já terá justificado a nossa vinda”, disse Tarso, durante a assinatura do protocolo, no Centro de Tecnologia Avançada de Haifa.



Na área de irrigação, o interesse não é menor: “Aqui há uma fábrica que produz um kit de irrigação para propriedades pequenas. Eles descobriram a roda”, afirmou ao jornal Zero Hora o secretário Mauro Knijnik, da pasta de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. Ele ressaltou o baixo custo do sistema: cerca de R$ 500 para irrigar, por gotejamento, propriedades de até cinco hectares. Além de comprar o equipamento, o governo quer atrair a empresa para o Rio Grande do Sul. Nesta terça, Tarso Genro assina um acordo operacional entre o Estado e a empresa do setor de irrigação Netafim. 



A agenda contempla também encontros nos setores de cooperação tecnológica, saúde avançada e medicamentos, tecnologia da informação e comunicação, software e semicondutores, além de reuniões com autoridades israelenses. Na segunda-feira, foi realizada uma conferência business to business com a presença de mais de 110 pessoas e da embaixadora do Brasil, Maria Elisa Berenguer.  



A comitiva gaúcha em Israel é formada por 74 pessoas. São 19 integrantes do Executivo, cinco do Legislativo, 25 empresários e nove entidades da sociedade civil. Os deputados presentes são Aldacir Oliboni (PT), Gilmar Sossela (PDT), Marisa Fomolo (PT), Miki Breier (PSB) e Raul Carrion (PC do B).



A missão foi idealizada pela FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul (estão presentes seu presidente, Mario Cardoni, o vice Sebastian Wattenberg e os diretores Flavio Kanter e Albert Albert Poziomyck) e apoiada pela Conib (com a presença do vice-presidente Henry Chmelnitsky).



A ação da FIRS já resultou na assinatura de vários acordos nas áreas de Inovação, Ciência e Tecnologia entre PUC-RS, UFRGS e Unisinos com diferentes universidades de Israel.



Veja a agenda do governador Tarso Genro e dos deputados gaúchos em Israel. 





Ouça reportagem da Rádio Gaúcha sobre investimento israelense no polo aeroespacial do Rio Grande do Sul.