Passeio a pé descobre o bairro do Bom Retiro, em São Paulo

Passeio a pé descobre o bairro do Bom Retiro, em São Paulo

O professor Carlos Alberto Póvoa, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especialista no processo migratório dos judeus em São Paulo, elaborou um roteiro de visita a pé ao bairro do Bom Retiro, o qual inclui ruas célebres e sinagogas históricas.

Por meio deste passeio a um dos corações judaicos de São Paulo, são abordados o processo migratório dos judeus no Brasil e sua inserção no espaço urbano, no processo de construir "o seu lugar", bem como sua identidade por meio da materialidade religiosa e cultural.

O passeio, feito em parceria com o Centro de Cultura Judaica, ocorrerá em 5 de abril, das 9h  às 13h30. Idade mínima: 18 anos. Vagas limitadas a 40 participantes. Local de saída: Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado da estação metro Sumaré). Preço: R$40,00.

As inscrições devem ser realizadas antecipadamente via inscricao@culturajudaica.org.br, e o pagamento poderá ser feito através de boleto bancário ou pessoalmente no próprio Centro da Cultura Judaica no Depto. Ação Educativa, de segunda a sexta, das 10h às 18h, até o dia 4 de abril.

Leia “A territorialização dos judeus na cidade de São Paulo”, tese de doutorado de Póvoa (Geografia-USP/2007).