Paranaenses no evento que recorda o Holocausto

A presidente Dilma Rousseff confirmou sua presença na solenidade do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que será realizada em 27 de janeiro, no Palácio do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. O evento é promovido pela Conib, com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu anualmente às cerimônias realizadas entre 2006 e 2010.
De Curitiba, estarão presentes ao evento do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná, o vereador Emerson Prado e os jornalistas Aroldo Murá e Leonardo Bessa.
A homenagem, instituída há seis anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico".