Nova hagadá contempla os ritos ashkenazita e sefaradita, com fartas ilustrações

Nova hagadá contempla os ritos ashkenazita e sefaradita, com fartas ilustrações

Hagadá ["narração", em hebraico]  é o texto utilizado para a celebração de Pessach, contendo a história da libertação dos hebreus do Egito, conforme descrita no Livro do Êxodo. Todo judeu tem por mandamento narrar às novas gerações esta libertação.

Leandro Spett, ilustrador e publicitário e ex-diretor da Aish Hatorá no Brasil, e Jonas Grinspun, médico e representante da escola religiosa Yeshivat Hakotel no Brasil, decidiram lançar uma nova hagadá em língua portuguesa. Essa nova versão contém os textos em hebraico, português, e transliterado e contempla os ritos ashkenazita e sefaradita. Traz ilustrações detalhadas e comentários sobre diversos trechos.

A publicação teve o apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do rabino David Weitman, da Congregação Beit Yaacov. O preço: R$ 49,90. Vendas via contato@hagada.com.br ou (11) 99247.8494.

Leia abaixo entrevista com o ilustrador Leandro Spett, que conta detalhes sobre a criação desta hagadá.

Como surgiu a ideia de fazer esta hagadá?

O representante da Yeshivat Hakotel do Brasil, Jonas Grinspun me procurou ha dois anos pensando nesse projeto de uma hagadá feita pela ieshivá [escola religiosa].

Trabalho com ilustração e design e já estava há anos planejando fazer uma nova para a comunidade judaica brasileira, visto que a hagadá mais usada já tem  20 anos.

Quando foi publicada a primeira edição? Qual a tiragem da nova edição?

Há cerca de 4 anos. Esta nova edição sairá com 3 mil cópias.
 
De que forma é explicada a diferença entre os ritos ashkenazita e sefaradita?

O rito dessa hagadá é basicamente o mesmo da hagadá mais usada no Brasil e em vários países. Ela conta com dezenas de páginas de comentários dos rabinos e alunos da Yeshivat Hakotel. Nos casos de diferença entre os ritos ashkenazita e sefaradita, ela é anunciada.

Qual foi a participação do rabino David Weitman?

O Rabino Weitman deu sua brachá [bênção] e consentimento religioso.

Qual foi sua inspiração para os desenhos?

Veio de inúmeras fontes, como quadrinhos, graphic novels, livros infantis, livros judaicos e filmes com temas bíblicos.

Ela estará disponível também em livrarias?

Ainda não temos certeza. Caso seja colocada à venda em livrarias, será na Sefer e na Maayanot.