
Neurocientistas do Instituto Weizmann virão ao Brasil este mês
Três neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, Michal Schwartz, Orly Reiner e Ehud Ahissar virão ao Brasil para um Simpósio de Neurociência, que acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro, fruto de uma colaboração científica do Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade de São Paulo e Instituto Weizmann.
A professora Michal Schwartz, premiada pelos trabalhos sobre a conexão entre cérebro e sistema imune, foi pioneira mundial em demostrar como o sistema imune é importante para proteger o sistema nervoso. Seu foco agora é desenvolver novas formas de utilizar o sistema imune para lutar contra patologias cerebrais.
Já a professora Orly Reiner estuda o processo de migração neuronal que acontece durante o desenvolvimento cerebral embrionário, que pode ser responsável por transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e autismo, assim como por doenças neurodegenerativas. No Brasil, ela é parceira de pesquisa de Andrea Laurato Sertie, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/ SBIBAE.
O professor Ehud Ahissar é o pesquisador principal do Laboratório para o Estudo do Processamento Adaptativo Perceptual do Departamento de Neurobiologia. Ele e sua equipe tentam entender como o cérebro faz para ver e sentir (tato), estudando os sentidos em animais e humanos.