Neurocientistas do Instituto Weizmann virão ao Brasil este mês

Neurocientistas do Instituto Weizmann virão ao Brasil este mês

 Três neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, Michal Schwartz, Orly Reiner e Ehud Ahissar virão ao Brasil para um Simpósio de Neurociência, que acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro, fruto de uma colaboração científica do Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade de São Paulo e Instituto Weizmann.

A professora Michal Schwartz, premiada pelos trabalhos sobre a conexão entre cérebro e sistema imune, foi pioneira mundial em demostrar como o sistema imune é importante para proteger o sistema nervoso.  Seu foco agora é desenvolver novas formas de utilizar o sistema imune para lutar contra patologias cerebrais.

Já a professora Orly Reiner estuda o processo de migração neuronal que acontece durante o desenvolvimento cerebral embrionário, que pode ser responsável por transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e autismo, assim como por doenças neurodegenerativas. No Brasil, ela é parceira de pesquisa de Andrea Laurato Sertie, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/ SBIBAE.

O professor Ehud Ahissar é o pesquisador principal do Laboratório para o Estudo do Processamento Adaptativo Perceptual do Departamento de Neurobiologia. Ele e sua equipe tentam entender como o cérebro faz para ver e sentir (tato), estudando os sentidos em animais e humanos.