Museu do Holocausto inicia capacitação para professores e educadores

O Museu do Holocausto de Curitiba, aberto em fevereiro desse ano, iniciou um projeto educativo destinado a professores de escolas públicas e privadas de Curitiba e Região Metropolitana. Após o início das visitas guiadas especiais e gratuitas para alunos, em abril de 2012, o Museu passa agora a oferecer programas voltados ao ensino do Holocausto em sala de aula.
 
Cada seminário será realizado dentro do espaço da instituição que solicitá-lo e é voltado a professores de Educação Infantil ao Ensino Médio. Multidisciplinar, o programa aplica diferentes abordagens para o ensino do Holocausto, de acordo com cada disciplina e faixa etária.
 
“É muito importante que os educadores tenham consciência do processo pedagógico e de aprendizagem do tema, que é muito complexo. É possível realizar trabalhos com alunos de 5 aos 18 anos, cada um com suas especificidades”, explicou o coordenador do Museu, Carlos Reiss.
 
As instituições de ensino interessadas poderão agendar as atividades pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3093-7462/ 3093-7461. Cada programa é realizado a custo simbólico de R$ 95, independente do número de participantes.
 
Idealizado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, presidida por Miguel Krigsner e com apoio da comunidade judaica na capital paranaense, o Museu do Holocausto de Curitiba é o único do gênero no Brasil. “Esse espaço nasceu com a vocação de contribuir com a educação, além de relembrar e preservar a história”, afirmou Miguel Krigsner.