Livro de Tucci Carneiro aborda dez mitos sobre os judeus

 No livro “Os Dez Mitos sobre os Judeus”, Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora da USP, analisa dez entre os mitos mais arraigados sobre os judeus, que têm contribuído para a persistência do antissemitismo. A obra será lançada no dia 4 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila – Shopping Higienópolis, em São Paulo, com a presença da autora. Em 2015, será lançada no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Publicado pela Ateliê Editorial, com o apoio da CONIB, o livro é composto por textos breves, independentes, sem ordem obrigatória de leitura.  Estes são os mitos abordados:

Mito 1: Os judeus mataram Cristo
Mito 2: Os judeus são uma entidade secreta
Mito 3: Os judeus dominam a economia mundial
Mito 4: Não existem judeus pobres
Mito 5: Os judeus são avarentos
Mito 6: Os judeus não têm pátria
Mito 7: Os judeus são racistas
Mito 8: Os judeus são parasitas
Mito 9: Os judeus controlam a mídia
Mito 10: Os judeus manipulam os Estados Unidos

O antropólogo Kabengele Munanga escreve no prefácio “São mitos construídos para reificar e atualizar os sentimentos de discriminação, hostilidade e ódio que remontam à noite dos tempos. O que está por trás desses mitos não é a intenção de se aproveitar deles para contar a história dos horrores ou para pedir penitência pelo ocorrido no processo de construção do judaísmo e do antissemitismo; pelo contrário. Os mitos retratados pela autora nos transportam ao coração da função política e ideológica dos mesmos”.

“Assim como em outras formas de preconceitos atrasados e medievais, dirigidos a variados grupos étnicos, religiosos ou de outra natureza, o sentimento antijudaico se assenta sobre mitos e sua perpetuação, fenômeno abordado de forma densa e clara neste livro”, afirma na orelha o jornalista Jaime Spitzcovsky.

Estudiosa de diversas minorias sob o viés da intolerância e dos direitos humanos, a autora pretende escrever outras obras para análise dos mitos sobre grupos como ciganos, negros, indígenas, homossexuais.

Confirme sua presença no lançamento, na página do evento no Facebook.

 

                                                                       Capa do livro. Divulgação.