Livro aborda em porções semanais a sabedoria milenar judaica

Livro aborda em porções semanais a sabedoria milenar judaica

 Por meio da leitura da Torá – que reúne os cinco livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, os valores judaicos milenares são difundidos ao longo do ano, em trechos lidos e estudados na sinagoga semanalmente, conhecidos como parashot.

Da compilação desses trechos, explicados e interpretados pelos rabinos da Congregação Israelita Paulista (CIP), nasceu o livro “Arte e Sabedoria Milenar Semana a Semana – O que a Torá nos Diz Hoje”.

A obra foi escrita por Michel Schlesinger, Ruben Sternschein e Uri Lam, membros do rabinato da CIP, com a participação de Moacir Amâncio, poeta e professor de Literatura Hebraica na Universidade de São Paulo. As ilustrações, feitas em aquarela, são de Rosalia Lerner.

O livro tem um prefácio para cada um dos cinco capítulos – que correspondem aos cinco livros do Pentateuco. Os textos são assinados por Cíntia Moscovich, escritora e mestre em Teoria Literária; Davy Bogomoletz, psicólogo e mestre em Língua e Literatura Hebraica; Marcelo Maghidman, mestre em Filosofia; Nancy Rozenchan, doutora em Letras; e Suzana Chwarts, professora da FFLCH/USP.

“Arte e Sabedoria Milenar Semana a Semana – O que a Torá nos Diz Hoje” será lançado em 12 de março, em São Paulo. Leia mais