Judeus gaúchos comemoram centenário de imigração

Judeus gaúchos comemoram centenário de imigração

 Em 1891, o Barão Maurice de Hirsch, banqueiro de origem judaica, preocupado com a situação de pobreza e as perseguições ao povo judeu, sobretudo na Europa oriental, criou a Jewish Colonization Association – JCA, com o objetivo de promover a emigração de judeus e instalá-los em colônias em diversos países, entre eles o Brasil.

 
O ano de 1904 marca a chegada dos imigrantes judeus ao Brasil, mais precisamente à Colônia de Philippson, no Rio Grande do Sul, primeira colônia judaica instalada organizadamente no país. Em 1912, chegou uma nova leva de imigrantes para a cidade de Quatro Irmãos.
 
Para marcar o centenário da Colônia de Quatro Irmãos, um grupo de descendentes destas famílias promoverá o 1º Encontro dos Judeus das Colônias, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2012, em Erechim e Quatro Irmãos.
 
Na ocasião, haverá um serviço de Shabat na sinagoga de Erechim e será inaugurado o Centro Cultural e o Memorial da Imigração Judaica de Quatro Irmãos, no antigo prédio do Hospital Leopoldo Cohen, fundado em 1932 pela JCA, e reformado numa parceria entre a Federação Israelita do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Quatro Irmãos.