Judeus eram 10% da população da Antiguidade. Veja em blog de estatísticas

 O sociólogo e demógrafo René Decol está organizando um blog de estatísticas sobre a população judaica. A iniciativa tem o apoio da Conib.



Na primeira parte de seu texto sobre estatísticas judaicas, Rene Decol aborda as principais fontes de dados; na segunda, ele mostra que os judeus chegaram a compor cerca de 10% da população mundial na Antiguidade.



No momento em que a Conib está organizando, em parceria com a Fisesp, um projeto de análise dos dados já existentes e coletados pelo IBGE sobre os judeus que vivem no Brasil, a proposta do blog é mostrar o que já foi publicado sobre as estatísticas judaicas.



Os dados do censo serão publicados daqui a oito meses, quando o projeto estiver terminado. Assim, o blog permite à comunidade acompanhar o desenvolvimento do trabalho por meio de uma abordagem qualitativa.



Rene Decol é formado em Ciências Sociais pela USP, mestre em Sociologia pela Fordham University de Nova York e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, com a tese "Imigrações urbanas para o Brasil: o caso dos judeus".