Judeus doam em múltiplos de US$18 para reparo de mesquita na Flórida

Judeus doam em múltiplos de US$18 para reparo de mesquita na Flórida

 Adeel Karim, o muçulmano que criou uma página de crowdfunding para ajudar a reparar uma mesquita em Tampa, danificada em um incêndio criminoso, percebeu que muitos dos doadores eram judeus, ao verificar que as doações vinham em múltiplos de 18.

 
Ele criou a campanha Stand With New Tampa – Muçulmanos contra o Ódio em 24 de fevereiro, dia em que o ataque ocorreu, nas primeiras horas da manhã. O fogo foi apagado rapidamente, mas o sistema de aspersão de água causou grande quantidade de danos.
 
A campanha arrecadou quase 60 mil dólares em menos de uma semana, superando a meta de US $ 40 mil.
 
"Eu não conseguia entender por que as pessoas estavam doando em quantidades não redondas, em valores de 18, 36, 72 dólares etc. Então, descobri tudo após clicar nos nomes Avi, Cohen, Goldstein, Rubin, Fisher… Os judeus doam em múltiplos de 18, a forma numérica da palavra ‘chai’ [vida]. Eles desejam ao receptor uma vida longa”, Karim escreve na sua página do Facebook.
 
"Você aprende algo novo a cada dia. A comunidade judaica nos apoiou com vigor. Fiquei impressionado ", prossegue, concluindo com a hashtag #chaidelivered.
 
A mesquita costuma sediar eventos inter-religiosos.
 
Leia mais no JTA.