Jovem político judeu é o novo premiê da Ucrânia

Jovem político judeu é o novo premiê da Ucrânia

O Parlamento da Ucrânia confirmou em 14 de abril a nomeação de Vlodymir Groysman como premiê, em uma tentativa de acabar com meses de impasse político e recuperar o país debilitado pela guerra. Ele é o primeiro judeu a ser escolhido para o cargo e, aos 38 anos, o mais jovem premiê do país.



Na Ucrânia, vivem 360 mil judeus. Mas a abertura de Groysman sobre sua condição judaica não é habitual, em um país em que o antissemitismo e décadas de repressão comunista tornaram pouco “recomendável” tal postura. “Groysman é um judeu caloroso e aberto, porque faz parte de uma nova geração em um novo país ", disse o rabino local, Shaul Horowitz.



Em 2015, sua reputação como um administrador honesto e eficaz lhe garantiu o título de presidente do parlamento ucraniano.



Josef Zissels, líder de organização judaica, apontou a ascensão de Groysman como prova da ausência de antissemitismo sério na Ucrânia. “A Rússia refere-se regularmente ao suposto antissemitismo do país para justificar o seu conflito com a Ucrânia, incluindo a anexação da Crimeia”, afirmou.



Groysman tem família na cidade de Ashdod, em Israel. Seu avô sobreviveu ao Holocausto, ao fingir estar morto depois de ser jogado pelos nazistas em uma vala comum.



Leia mais.