
Jornal israelense noticia parceria de Israel com judeus brasileiros na Guiné
Em matéria intitulada “Israel pode participar do programa de ajuda promovido na África por judeus brasileiros”, o jornal Times of Israel informou em 26 de outubro que o Ministério das Relações Exteriores israelense vai juntar-se à comunidade judaica do Brasil para oferecer ajuda médica à Guiné-Bissau.
Segundo o jornal:
O vice-ministro Ze’ev Elkin reagiu positivamente a um pedido para que Israel se junte ao projeto iniciado por Claudio Lottenberg, presidente da CONIB, entidade guarda-chuva das comunidades judaicas do Brasil, e presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, de acordo com um comunicado divulgado quinta-feira pela CONIB.
O Times of Israel prossegue:
Lottenberg conversou com Elkin em 21 de outubro, durante uma reunião do conselho executivo do Congresso Judaico Mundial, em Jerusalém, de acordo com o comunicado da CONIB.
Lottenberg iniciou o projeto depois de se reunir no início de outubro em São Paulo com José Ramos-Horta, ex-presidente de Timor Leste.
Ramos-Horta disse que a ajuda é "necessária em Timor Leste, mas mais ainda na Guiné- Bissau, que está entre os países mais pobres do mundo, com graves problemas de saúde", informou o site da CONIB.
Lottenberg deve visitar a Guiné-Bissau em janeiro de 2014, para determinar quais recursos e serviços são necessários.