Israel traz boas inspirações ao mundo, afirma deputado mineiro João Leite

Israel traz boas inspirações ao mundo, afirma deputado mineiro João Leite

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais comemorou, em reunião especial no dia 30 de maio, os 63 anos de criação do Estado de Israel. Foi celebrada, ainda, a inauguração do Consulado Honorário de Israel em Minas Gerais, ocorrida em março deste ano.

Para o autor da iniciativa, deputado João Leite (PSDB), a independência de Israel tem importância para todo o mundo, pois marca um momento histórico importante, a promulgação da Declaração dos Direitos Humanos Universais, criada em função da perseguição vivida pelos judeus durante o holocausto. A independência do Estado hebraico, segundo o parlamentar, representa uma conquista fundamental para a humanidade: o compromisso de que nenhum outro povo sofra o mesmo que os seis milhões de judeus vítimas da barbárie nazista.

João Leite afirmou que Israel é um exemplo de Estado democrático e tem inspirado outras nações no Oriente Médio que lutam para se libertar de governos repressores. "É um jovem Estado, que tantas e boas inspirações tem trazido ao mundo", elogiou.

O 3º vice-presidente da Mesa da Assembleia, deputado Paulo Guedes (PT) ressaltou que a implantação do consulado israelense torna ainda mais forte os laços entre Minas e o país. "Nossos cidadãos permanecem ainda profundamente interessados nos destinos de Israel, cujo grande desafio tem sido o aprofundamento do processo de paz no Oriente Médio, tão necessário para que o país hebraico, objeto de nossa admiração, possa continuar a se desenvolver dentro de seu exemplar processo democrático", afirmou.

O presidente da Federação Israelita de Minas Gerais (Fisemg), Marcos Brafman, destacou o desenvolvimento de Israel ao longo desses 63 anos, sobretudo na área da inovação tecnológica. O Estado judeu é uma das nações com maior concentração de cientistas e coleciona o maior número de prêmios Nobel per capita do mundo. "Temos orgulho de ter construído tanto em tão pouco tempo, mesmo diante das adversidades", disse ele, completando que um dos maiores sonhos dos israelenses é alcançar a paz com os palestinos e todo o povo árabe.

Também participaram do evento Leo Vinovezky, primeiro secretário da Embaixada de Israel no Brasil; Sílvio Musman, Sérgio Pitchon e André Bandeira, cônsules, em Belo Horizonte, de Israel, Polônia e Portugal; além de representantes dos Executivos estadual e municipal e de instituições israelitas em Minas Gerais.