Israel quer incrementar relações com o Brasil, diz novo embaixador

Israel quer incrementar relações com o Brasil, diz novo embaixador

 O novo embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, se reuniu em 27 de setembro no Rio de Janeiro com líderes comunitários e representantes da mídia judaica. Eldad falou sobre os principais temas da conjuntura política e as prioridades de sua gestão:

A relação com o Brasil: “Queremos incrementar as relações com o Brasil nas áreas política, econômica, cultural. Temos um grande potencial a ser aproveitado”.

A importância dos judeus da Diáspora para Israel: “Israel é um país forte, independente e soberano, mas a responsabilidade sobre ele não é apenas dos israelenses, e sim de todos os judeus do mundo. Isso deve ser incorporado nas ações de cada uma das comunidades judaicas. Devemos trabalhar juntos nesse sentido”.

A imagem do Estado judeu: “A opinião pública tem uma percepção equivocada sobre as questões do Oriente Médio. Nós e a imprensa temos um objetivo comum: trazer a verdade dos fatos ao público. E depois cada um dá a sua interpretação. É nisso que vamos trabalhar”.

A paz no Oriente Médio: “A paz é um processo; o trabalho de um povo para uma educação pacífica. É preciso educar a população a pensar em paz, a ter tolerância. este processo demora uma, duas gerações. E hoje não vemos esta vontade entre os árabes e os palestinos”.

Ele afirmou também que estabelecerá um vínculo constante com a comunidade judaica de cada estado brasileiro.

Participaram do encontro Osias Wurman, cônsul-honorário de Israel no Rio de Janeiro; Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF; Denise Wasserman, da Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) e do Nosso Jornal Rio; e Jakob Zajdhaft, do Nosso Jornal Rio.

Em 23 de setembro, a ACIB-Associação Cultural Israelita de Brasília recebeu o embaixador e sua esposa para a cerimônia de Shabat.