Instituto promove 1º seminário para lideranças de Bnei Anussim do Brasil

Instituto promove 1º seminário para lideranças de Bnei Anussim do Brasil

 O Instituto de Estudos Sefaraditas e dos Anussim (ISAS) realizará de 22 de fevereiro a 8 de março um evento inédito em Israel: o primeiro Seminário Conexão, voltado às lideranças de comunidades brasileiras de Bnei Anussim (descendentes dos judeus a se converterem ao cristianismo na Espanha e em Portugal, no século 16).

 
O evento acontecerá na sede do instituto no Netanya Academic College, em Israel. O grupo é formado por 19 representantes de todo o Brasil.
 
“Queremos apoiá-los na busca pela legimitização de seu processo de retorno, colocando-os frente a frente com autoridades públicas israelenses. Também buscaremos transmitir conhecimentos que lhes possibilitem fortalecer suas lideranças e comunidades no Brasil”, explica Salomon Buzaglo, diretor do ISAS.
 
O seminário terá atividades de cunho educacional, comunitário e político. Estão programados encontros com rabinos e líderes israelenses, uma visita ao Parlamento (Knesset) e passeios.
 
“É importante que os participantes conheçam Israel mais a fundo. Por isso, queremos prover uma carga de informações sobre o país e levá-los a conhecer os lugares mais importantes”, completa Buzaglo.
 
O ISAS foi estabelecido em 2011 no Netanya Academic College, em Israel. Sua criação ocorreu em resposta ao despertar dos Bnei Anussim de todo o mundo para suas raízes judaicas.