Federação Israelita com os candidatos

Uma série de cafés da manhã, iniciativa da Federação Israelita do Paraná teve como objetivo reunir os candidatos às próximas eleições, que solicitaram os encontros, e as lideranças da comunidade judaica. A todos eles, o presidente da Federação, Manoel Knopfholz, fez a entrega da Carta de Princípios, elaborada com base em documento semelhante ao produzido pela Confederação Israelita Brasileira (CONIB) e entregue aos candidatos à Presidência da República.
Os encontros foram realizados no Hotel Quality Curitiba, e o primeiro deles no dia 14/9 com o candidato à reeleição para deputado federal Marcelo Almeida, do PMDB. No dia seguinte, 15/9, a comunidade ouviu o candidato ao Senado Gustavo Fruet, do PSDB
Na sequência, os líderes da coletividade e dirigentes das entidades judaicas ouviram nos dias 21 e 22/9 os candidatos Paulo Rosenmann, à Câmara Federal pelo PSDB e Gleisi Hoffmann, do PT ao Senado Federal. Uma cópia da Carta de Princípios também foi entregue ao candidato à reeleição para deputado estadual Nery Leprevost, do PP, que não pode comparecer ao café da manha por estar adoentado.
Participaram também dos encontros a presidente da Kehilá, Ester Proveller, o presidente da B’nai B’rith do Paraná, Leon Knopfholz, e a presidente da Wizo-PR Regina Brenner, Elza Flomembaum, presidente da Na’Amat Pioneiras, além de diretores destas e outras instituições judaicas. Cada candidato pode expressar aos líderes da comunidade suas intenções caso sejam eleitos, enquanto que Knopfholz expressou, em nome da comunidade, que ”deposita grandes esperanças neste momento de renovação política pelo qual nosso país atravessa, aplaude o gesto de amor ao Brasil que a candidatura representa”, e declarou que a carta “enumera alguns valores éticos da tradição multimilenar judaica que poderiam nortear ideias, propostas e projetos”.