Ex-combatentes prestigiam obra sobre soldados judeus na 2ª Guerra

Ex-combatentes prestigiam obra sobre soldados judeus na 2ª Guerra

 150 pessoas prestigiaram o lançamento do livro “Soldados que Vieram de Longe – Os 42 Heróis Brasileiros Judeus da 2ª. Guerra Mundial”, de Israel Blajberg, em 16 de novembro no Centro Hebraico Rio-Grandense, em Porto Alegre.

Ex-combatentes e veteranos de todo o Brasil vieram ao evento, entre eles um dos biografados, o tenente Israel Rosenthal, de 91 anos. Da Itália, vieram Mario Pereira, guardião do Monumento Militar Votivo Brasileiro de Pistoia; Giovanni Sula e Fabrizio Gilberna, estudiosos da história da FEB. Também participaram o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), Jarbas Milititsky; o presidente do Centro Hebraico, Castiel Menda; e o rabino Samuel Biniaminy.

Foram 42 os combatentes brasileiros judeus na Segunda Guerra Mundial. Destes, 25 eram da FEB-Força Expedicionária Brasileira e lutaram na Itália; quatro eram do Exército e atuaram na defesa do litoral brasileiro; quatro eram da Marinha; três, da FAB; e seis, da Marinha Mercante. A obra traz uma minibiografia de todos eles e é fartamente ilustrada.

O evento foi promovido pela CONIB – Confederação Israelita do Brasil, em parceria com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), o Centro Hebraico Riograndense e a AHIMTB – Academia de História Militar Terrestre do Brasil, sediada em Resende/RJ.