Espanha promove em SP sua rede de “juderías”, bairros judeus em 24 cidades

Espanha promove em SP sua rede de “juderías”, bairros judeus em 24 cidades

A Rede de Juderías da Espanha e o Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha, em parceria com o Centro da Cultura Judaica, apresentarão no dia 25 de novembro, em São Paulo, os Caminhos de Sefarad, o legado histórico e patrimonial que constitui as raízes dos judeus sefaraditas.

 

A presença dos judeus na Espanha abrange mais de mil anos. As “juderías” foram os bairros ou zonas das cidades onde eles viveram durante a Idade Média. Após o abandono provocado pela expansão das cidades, foram restauradas e hoje fazem parte do centro histórico das cidades.

 

A Rede, criada em 1995 e hoje constituída por 24 cidades, tem como principal objetivo a defesa e valorização do patrimônio urbanístico, arquitetônico, histórico e cultural do legado sefaradita. Atualmente, é presidida pelo prefeito de Barcelona.

 

As 24 cidades são: Ávila, Barcelona, Besalú, Cáceres, Calahorra, Castelló d´Ampúries, Córdoba, Estella-Lizarra, Girona, Hervás, Jaén, León, Lucena, Monforte de Lemos, Oviedo, Palma, Plasencia, Ribadavia, Segovia, Sevilla, Tarazona, Toledo, Tortosa e Tudela.

 

site da Rede mostra de forma monumental a herança sefaradita no país. O visitante pode navegar por diversas camadas de informações, apresentadas em mapas, imagens e linhas de tempo, que abordam história, cultura e patrimônio judaicos. São 523 lugares e 1.683 imagens.