Embaixador de Israel encontra no Rio o governador e o VP da Globo

Embaixador de Israel encontra no Rio o governador e o VP da Globo

 O embaixador de Israel, Rafael Eldad, cumpriu esta semana no Rio de Janeiro uma agenda intensa de encontros e eventos.



Na segunda-feira, dia 27, almoçou com o governador Sérgio Cabral e o secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Foi acertada uma parceria de Israel com o Rio, relativa ao Polo Tecnológico que será implantado no Estado. O Consulado de Israel ajudará a organizar futura visita de Cabral a Israel, incluindo ida às universidades tecnológicas, como o Technion de Haifa. Também foi debatido intercâmbio entre a UERJ e instituições israelenses para trazer ao Rio a experiência da "nação start-up", referência à grande criatividade israelense na área de tecnologia.



No final da tarde, Eldad encontrou-se com o jornalista João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial e vice-presidente das Organizações Globo, na sede da empresa. Marinho comentou a viagem que fez  cerca dequatro anos a Israel, com assistência do Consulado, e manifestou sua admiração pelo Estado judeu e a vontade de voltar a visitá-lo. A situação do Oriente Médio também foi tema da conversa; o embaixador ressaltou a importância do permanente contato com a mídia, para esclarecer as posições de Israel.



Participaram dos encontros o cônsul-honorário de Israel, Osias Wurman, e o presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, Jayme Salomão. 



No domingo, Eldad participou da cerimônia de entrega do Prêmio Theodor Herzl 2013, em comemoração aos 65 anos do Estado de Israel. 



O embaixador também realizou palestra para jovens da instituição cultural judaica Hillel Rio e conversou com Gilad Shalit, soldado israelense que foi mantido como refém por cinco anos pelo grupo terrorista Hamas e visitou recentemente o Brasil.