Em texto publicado no Globo, embaixador de Israel elogia sanções contra o Irã

Em texto publicado no Globo, embaixador de Israel elogia sanções contra o Irã

 Para Rafael Eldad, embaixador de Israel no Brasil, a busca do presidente do Irã por aliados na América Latina mostra a eficácia das sanções contra o país.

Em texto publicado no jornal O Globo, em 11 de janeiro de 2011, ele afirma que a vinda de Ahmadinejad à América Latina “mostra que as sanções estão funcionando. Em uma clara demonstração de desespero, o Irã agora busca novos aliados, inclusive comerciais, a fim de evitar novas sanções ou embargos. A Comunidade Internacional comprova, mais uma vez, que impor sanções a este regime é uma boa opção diante das ameaças que o Irã representa, assim como diante da negação em interromper seu preocupante programa nuclear”.

“O que o iraniano busca tão longe de seu país?”, pergunta Eldad. “Seguramente não é esperado que ele traga uma mensagem de paz. (…) Lamentavelmente, sabemos que o ponto forte daquele país não está nesse tema, mas em uma introdução do terrorismo (veja os atentados cometidos na Argentina contra a Embaixada de Israel e a sede da Associação Mutual Israelense Argentina nos anos 90) com infiltração de grupos (como o Hezbollah).