Einstein recebe prêmio internacional por combate à epidemia de cólera no Haiti

 A missão de ajuda internacional empreendida pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) no Haiti ganhou o prêmio de melhor tema e apresentação internacional da Infusion Nurses Society, em Louisville, nos Estados Unidos.

Foi premiado o trabalho desenvolvido pelas enfermeiras Claudia Candido da Luz e Ana Carolina Martins sobre o cuidado aos pacientes com cólera.

Para Claudio Lottenberg, presidente da Conib e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, essa conquista é um reconhecimento ao pioneirismo e responsabilidade social da instituição.

Equipes do hospital foram ao país caribenho em duas ocasiões, em fevereiro e novembro de 2010 – a segunda, a convite do governo brasileiro – para prestar auxílio no combate às vitimas do terremoto e do cólera.

Houve capacitação dos profissionais de saúde haitianos. Por meio do Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS), também foi feita distribuição de brinquedos e alimentos. Foram ainda distribuídos 100 mil exemplares de um jornal informativo produzido pelo Einstein – o Sante Magazin, na língua creole – com dicas de saúde, higiene, cuidados com membros amputados, depressão e cólera.