Einstein monta tenda para pacientes com dengue; veja matéria do JN

Einstein monta tenda para pacientes com dengue; veja matéria do JN

Seguindo a milenar tradição judaica da Tzedaká [justiça social], o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) inaugurou semana semana em São Paulo uma tenda com capacidade para atender até 200 pessoas com dengue, na Vila Brasilândia, zona norte da cidade, ao lado da Unidade Básica de Saúde Jardim Vista Alegre. A estrutura, oferecida pela Prefeitura, é de responsabilidade do HIAE.

O hospital disse que a meta diária de atendimentos é de 150, mas 179 pessoas foram atendidas na quarta (8). Na terça (7), foram 240. VEJA REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL.

A tenda possuí ar-condicionado, poltronas para receber os pacientes,sete médicos e equipamentos que permitem que um profissional no Hospital Albert Einstein dê suporte online aos médicos que atendem no local. O diagnóstico do exame de sangue fica pronto em até 30 minutos.

O prefeito Fernando Haddad falou sobre a importância dos equipamentos: “É uma novidade para nós trabalhar com tenda. O Albert Einstein foi o primeiro parceiro que se dispôs a agir em cooperação com a Prefeitura para montar as tendas. É um desafio para eles também. Um aprendizado para todos nós, mas eu penso que é uma medida extremamente importante para demonstrar que o poder público e também as entidades comunitárias como o Albert Einstein estão dispostas a enfrentar e manter a capital com uma proteção razoável em relação ao entorno. Estamos com um entorno extremamente desfavorável”.

De acordo com o secretário adjunto municipal de Saúde, Paulo Puccini, a inauguração aconteceu antes do pico de dengue previsto para a capital, na 16ª semana do ano. Antes de ir ao local, é necessário que o paciente vá a uma UBS e passe por uma triagem.

Serão inauguradas outras oito tendas na zona norte – Freguesia do Ó e Jaraguá; oeste – Rio Pequeno e Lapa; sul — Cidade Ademar e M’Boi Mirim; e leste – Itaquera e Carrão, nas próximas semanas. Elas serão implementadas em parceria com quatro hospitais da cidade, além do HIAE: Sírio-Libanês, Hospital do Coração, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Samaritano.

As tendas funcionarão de segunda à sexta, das 8h às 18h.