Dia do Holocausto

Dia do Holocausto

No dia 27 de Janeiro, a Comunidade Israelita do Paraná celebrou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto em um evento promovido pela Kehilá do Paraná, Associação Casa de Cultura Beit Yaacov e Federação Israelita do Paraná. O ato aconteceu no Museu do Holocausto que, durante a tarde, recebeu a visita de um grupo da Embaixada Mundial de Ativistas pela Paz.

A comitiva foi recebida pela coordenadora pedagógica do Museu, Denise Weishof, e pela liderança da comunidade judaica no Paraná, entre eles Charles London (presidente da Kehilá do Paraná), Isac Baril (vice-presidente Federação Israelita do Paraná) e Ester Proveller (presidente da B´nai B´rith). Também estiveram presentes as famílias Jakobson, Lorber, Weishof e Warszawiak, de sobreviventes do Holocausto retratados no museu. A cerimônia em lembrança às vítimas foi conduzida pelo rabino Pablo Berman.

Estavam presentes na homenagem o Cônsul Honorário da Alemanha, Andreas Hoffrischter, a Vice-Cônsul Geral da Polônia, Dorota Bogutyn, a Diretora do Consulado da Polônia, Ewa Friebe Vasconcelos, e o ex-vereador Emerson Prado.

A data que lembra mundialmente o Holocausto foi criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o complexo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945.