
Curitiba inaugura primeiro museu brasileiro dedicado à memória do Holocausto
O Museu do Holocausto, em Curitiba, será a sede do primeiro memorial brasileiro dedicado ao tema. Ele foi idealizado e construído pelo empresário Miguel Krigsner e sua família, em parceria com a Associação Casa de Cultura Beit Yaacov e a comunidade judaica paranaense. A inauguração ocorrerá neste domingo, dia 20 de novembro.
O espaço homenageará também não judeus, como a paranaense Aracy Guimarães Rosa, em uma seção dedicada aos Justos entre as Nações (epíteto usado pelo Estado de Israel para designar os não judeus que arriscaram suas vidas, durante a Segunda Guerra Mundial, para salvar judeus do extermínio). Aracy trabalhou entre 1936 e 1942 no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, e ajudou centenas de judeus a fugir da Europa. Ela morreu em fevereiro de 2011, aos 102 anos.
O museu, que tem o apoio do Memorial de Auschwitz, receberá, em princípio, apenas visitas agendadas. Localização: Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248, bairro do Bom Retiro. O espaço fica junto á sinagoga Beit Yaacov, inaugurada em setembro passado. Informações: (41) 3908-2750.