Coro da Grande Sinagoga de Roma vem ao Brasil para apresentação única

Coro da Grande Sinagoga de Roma vem ao Brasil para apresentação única

 No âmbito do Momento Itália-Brasil (2011/2012) o Coro del Tempio Maggiore di Roma, conduzido pelo tenor Claudio Disegni, vem ao Brasil pela primeira vez e fará uma única apresentação, em 20 de novembro, às 19 horas, no Centro da Cultura Judaica, em São Paulo.

O conjunto musical, que existe há mais de 300 anos,  mostrará variações singulares da liturgia judaica romana e também obras famosas, como o “Coro dos Escravos Hebreus” da ópera Nabucco, de Verdi, e a valsa “La Mantovana”, do ano 1600, que séculos depois se tornou o hino de Israel (Hatikva). Desde o século 17, os coros trouxeram o “som de fora do gueto” para dentro das sinagogas e participaram da integração com a sociedade italiana.

Além da apresentação, ocorrerá no mesmo dia, às 16 horas, o encontro “O Ritual dos Judeus de Roma” com a presença do rabino Alexandre Leone, de Giacomo Moscati e Natalia Indrimi, do Primo Levi Center, durante o qual os séculos de presença judaica na península itálica serão abordados, por meio das falas dos guetos, da música, dos rituais nas sinagogas e dos pratos típicos.

O evento no CCJ tem o apoio do Primo Levi Center e do Consulado da Itália. A entrada é gratuita.

Veja mais sobre o evento.