Comunidade judaica comemora os 64 anos da independência de Israel

 Os 64 anos do Estado de Israel serão comemorados em São Paulo de forma conjunta pelas seguintes entidades judaicas: A Hebraica, Agência Judaica, entidade de direito humanos B´nai B´rith, entidades assistenciais Emunah e Unibes; Fundo Comunitário; Grupo Chaverim, que se dedica à sociabilização de pessoas com necessidades especiais; Keren Kayemet LeIsrael [Fundo Nacional Judaico]; Lar das Crianças da CIP, entidades femininas Na´amat Pioneiras e Wizo; Organização Sionista Mundial.



A comemoração, que ocorrerá em 26 de abril, às 14h, no Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, contará com cerimônia cívica e programação cultural e festiva, com apresentação do Coral Pirchei Iavne, do cantor Bruno Zular e participação das escolas judaicas.



O evento tem o apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do Consulado de Israel em São Paulo.



Em 6 de maio, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a A Hebraica promovem o Dia de Israel, evento organizado pelos movimentos juvenis e entidades universitárias para marcar as comemorações do 64º aniversário da Independência do Estado judeu.



Neste dia, das 11 às 19h, a Hebraica estará aberta a toda a comunidade judaica (sócios e não sócios), com uma programação festiva, cultural e de lazer voltada para todas as faixas etárias, com palestras, filmes, teatro, apresentações de danças e musicais, comidas típicas, brinquedos para as crianças, além de sorteios e um show com uma atração israelense surpresa. 



No Rio de Janeiro a data será comemorada em 20 de maio, junto ao Dia de Jerusalém, com a participação de escolas, movimentos juvenis, organizações sionistas e femininas, no clube Monte Sinai. Será montada uma réplica da cidade de Jerusalém, e haverá show com a banda de George Israel e cantores de musica israelense.



Em Porto Alegre, uma sessão solene em homenagem ao aniversário da independência de Israel será realizada no dia 8 de maio, na Câmara Municipal, por proposição do vereador Valter Nagelstein.



Um coquetel comemorativo na esnoga [sinagoga] lembrará a data em Manaus, nesta quinta-feira, dia 26.

Em Fortaleza, as comemorações ocorrerão na cerimônia de shabat da Sociedade Israelita do Ceará, em 27 de abril.

A Embaixada de Israel oferecerá uma recepção em Brasília, nesta quarta-feira, dia 25.