CJL e Conib terão audiência privada com o papa Bento 16

 Uma delegação do Congresso Judaico-Latino Americano (CJL) encontrará o papa Bento 16, no dia 10 de maio em Roma.



O grupo, dirigido pelo presidente do CJL, Jack Terpins, terá como representante do Brasil o presidente da Conib, Claudio Lottenberg.



A visita buscará aprofundar o trabalho conjunto que as comunidades judaicas da América Latina têm desenvolvido com a Igreja Católica. Esta é a primeira vez que líderes judeus da região terão uma audiência privada com o papa.



Para o rabino Michel Schlesinger, representante da Conib na promoção do diálogo inter-religioso entre judeus e católicos, “o encontro de lideranças judaicas com o líder máximo da comunidade católica mundial é uma oportunidade de renovar os valores expressos na declaração Nostra Aetate quase 50 anos atrás. Aquele documento de 1965 visava promover a aproximação das duas comunidades por meio do estudo das tradições e do diálogo. Cinco décadas depois, muito foi conquistado, mas o trabalho precisa continuar de forma incansável. Assim, a audiência com o Sumo Pontífice dos católicos é mais um importante passo nesta direção”. 



Em fevereiro deste ano, o CJL promoveu um seminário em Israel para líderes católicos do Brasil, Argentina e Colômbia. Em 2011, realizou um debate com Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo. No mesmo ano, o rabino Schlesinger participou da Assembleia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e daAssembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico. Na capital paulista, a Federação Israelita (Fisesp) organiza com a Igreja atividades conjuntas para a promoção da justiça social.