Biblioteca Pública recebe nova doação  de livros da comunidade israelita do PR

Biblioteca Pública recebe nova doação de livros da comunidade israelita do PR

Pelo terceiro ano consecutivo a Biblioteca Pública do Paraná recebeu na quarta-feira 11/11, da comunidade israelita do Paraná mais uma doação de livros para o seu acervo. Desta vez foram quase 200 obras, integrantes da “Coleção 75 anos” em comemoração ao aniversário da Escola Israelita Brasileira “Salomão Guelmann”.
Os livros, cuja maioria é de temas judaicos, entre eles, história, religião, tradições, cultura, romances e etc. somam-se às duas partidas já doadas nos dois anos anteriores.
“As doações são uma espécie de retribuição da comunidade judaica ao Paraná e ao seu povo por ter recebido de braços abertos e de maneira gentil os imigrantes judeus que chegavam da velha Europa em busca de melhores oportunidades de vida e fugindo das perseguições e do preconceito”, explica Sara Schulman, presidente do Instituto Cultural Judaico Brasileiro “Bernardo Schulman” (ICJBS), que mantém uma biblioteca no Centro Israelita do Paraná e organizadora das doações, à Biblioteca Pública do Paraná – BPP. Recentemente, a comunidade celebrou os 120 anos da imigração judaica ao Paraná.
Em nome da BPP, Maria da Graça Simão Gonçalves, chefe da Divisão de Difusão Cultura, discursou, agradecendo a comunidade israelita pelas doações efetuadas. À solenidade de entregados livros, efetuada no gabinete da Diretoria da Biblioteca, estiveram presentes também Clarice Hain Taborda, assessora técnica da BPP; Célia Galbinsky, vice-presidente do ICJBS, Szyja Lorber, diretor de Comunicação da Federação Israelita do Paraná e diversos funcionários da Biblioteca Pública.

Maria da Graça S. Gonçalves, Sara Schulman, Célia Galbinsky e Clarice H. Taborda