A convite da Conib, diplomata do Itamaraty visita entidades judaicas em SP

A convite da Conib, diplomata do Itamaraty visita entidades judaicas em SP

 A Confederação Israelita do Brasil convidou o ministro Carlos Martins Ceglia, diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, para conhecer algumas das principais instituições da comunidade judaica em São Paulo. “Nosso objetivo é intensificar o diálogo com os mais diversos setores do governo, para que eles conheçam nossas visões e nosso trabalho comunitário”, afirmou Claudio Lottenberg, presidente da Conib.

Ceglia, formado em Ciências Políticas pelo Institut D’Études Politiques, de Toulouse, na França, já serviu nas embaixadas do Brasil nos EUA, Rússia, França, Espanha, Colômbia e Tunísia.

Na manhã desta terça-feira, dia 4, acompanhado por Jaime Spitzcovsky, diretor de Relações Institucionais da Conib, ele foi recebido no clube A Hebraica – um dos maiores clubes judaicos do mundo – pelo presidente Arthur Rotenberg e pelo diretor superintendente Gaby Milevsky. Na entidade assistencial Unibes, Ceglia encontrou o presidente Bruno Laskowsky e o vice-presidente da Área da Criança e do Adolescente, Gabriel Zitune. A Unibes atua há mais de 95 anos em busca de justiça social. Além dos trabalhos desenvolvidos com as crianças e jovens, a instituição atende idosos e famílias em programas nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer.

À tarde, acompanhado por Ricardo Berkiensztat, vice-presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ceglia reuniu-se no Ten Yad com o rabino David Weitman e a diretora Teresinha Davidovich.  A instituição beneficente atua no combate à fome e à miséria e é reconhecida como uma das 50 entidades mais bem-administradas do Brasil no setor. O diplomata visitou diversas áreas da entidade e teve acesso aos voluntários e assistidos. Ele conversou com o rabino Weitman sobre os programas assistenciais que a comunidade judaica coordena em parceria com o poder público.

Posteriormente, o ministro conheceu o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. A presidente do Voluntariado do Einstein, Telma Sobolh, apresentou-lhe os projetos realizados nas áreas sócio-educativa, ambulatorial, de programas profissionalizantes e a parceria com o SENAC.

A extensa agenda foi finalizada com um encontro no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) com o presidente da Conib e do HIAE, Claudio Lottenberg.