Nome
Cinthia Griner
Email
cinthiagriner@gmail.com
Telefone
(21) 98112-8120
Mensagem
O Centro de História e Cultura Judaica do Rio de Janeiro vai lançar, a partir do dia 07 de junho, a Exposição Virtual “Envelopes: Testemunhas Postais da História”, uma coleção inédita de envelopes que revela histórias dramáticas de um período dominado pelo nazismo.
No site www.testemunhaspostais.com.br, o visitante terá acesso à correspondência de pessoas que, antes e durante a 2º Guerra, buscavam dar sinais de vida e encontrar um refúgio possível. Os envelopes são acompanhados de fotos, vídeos e legendas, resultado de pesquisas que contextualizam e enriquecem a exposição.
Com curadoria de Susane Worcman, a exposição apresenta 100 documentos postais que compõem o raro acervo de William Kaczynski, que ao longo de 25 anos se dedicou a reunir envelopes de judeus perseguidos, com o objetivo de preservar a memória do Holocausto. Durante a experiência virtual, o visitante será conduzido para um período onde eventos devastadores afetaram a vida de milhões de pessoas.“Esta exposição tem a esperança de despertar uma faísca de reflexão na sociedade brasileira de hoje”, observa a curadora.
O site também reúne o livro original em inglês, “Fleeing From The Fuhrer – A Postal History of Refugees from the Nazis“, que foi o ponto de partida para a edição brasileira editada em 2019, para uma versão em áudio e para esta exposição. O Conselheiro do CHCJ Ezequiel Rosman, foi amigo e incentivador de William e ressalta: “Sou contra a discriminação ou qualquer tipo de extremismo, seja contra refugiados ou imigrantes, seja de natureza política ou social”.
SERVIÇO
Exposição virtual: Envelopes – Testemunhas Postais da História
Onde: www.testemunhaspostais.com.br
Quando: A partir de 7 de junho
Acesso: gratuito
https://www.facebook.com/chcj.rio