06/02/2014
Novos amigos: Raul e Aleks
O veterano da FEB Raul Kodama, 97 anos, exerceu as funções de cabo motorista da 2a Bateria do III Grupo de Obuses 105mm. Embarcou para a Itália em 22 de setembro de 1944, tendo sido ferido em ação, enviado para hospital nos EUA e em seguida para o Brasil, em 26 de junho de 1945. Recebeu a Medalha de Sangue do Brasil, por ter sido ferido; a Medalha de Campanha e a Medalha de Guerra.
O sobrevivente do Holocausto Aleksander Laks, judeu polonês de 86 anos, foi confinado no gueto de Lodz, Polônia, e posteriormente deportado para o campo de extermínio de Auschwitz. Sobreviveu também à Marcha da Morte, entre Auschwitz e Birkenau, no final da Segunda Guerra. É autor do livro “O Sobrevivente” (Record, 2000). Laks recebeu em 2013 da FEB a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, concedida apenas em casos de bravura.
Eles se encontraram em São Paulo, em 27 de janeiro, no Dia do Holocausto.
Veja-os em clip que mostra a homenagem a sobreviventes e à FEB na cerimônia do Dia do Holocausto, em São Paulo.
Na ocasião, o programa Shalom Brasil entrevistou o vice-presidente Michel Temer, o governador Geraldo Alckmin, o ex-governador Aécio Neves; o presidente da Conib, Claudio Lottenberg; o jurista Celso Lafer, o ator Juca de Oliveira, os cônsules da Alemanha e da Polônia e representantes da comunidade judaica. ASSISTA.
O programa será exibido na TV Aberta, no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 19 horas (canal 9, da NET; canal 186, da Vivo).