25/09/2014
PRESIDENTE DA CONIB RECEBE O EMBAIXADOR DO AZERBAIJÃO
O presidente da Conib e do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Claudio Lottenberg, recebeu em 12 de setembro o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elnur Sultanov.
Eles conversaram sobre a comunidade judaica no Azerbaijão e sobre um plano de cooperação na área de saúde, por meio do HIAE. O embaixador Sultanov visitou as instalações do hospital acompanhado por Luis Natel, diretor superintendente do HIAE.
Falando das tradições antigas da tolerância religiosa, diversidade cultural e étnica no Azerbaijão, Sultanov destacou o papel do país no diálogo intercultural e inter-religioso e informou sobre eventos internacionais importantes sediados pelo Azerbaijão. Nesse contexto, ele convidou Lottenberg para visitar o país em 2015; o convite foi aceito.
Cerca de 50 mil judeus vivem no Azerbaijão, onde há várias sinagogas. Segundo o embaixador, os judeus estão lá há 2.500 anos, e mantêm suas tradições, convivendo pacificamente em plena dignidade e respeito e contribuindo para o desenvolvimento do país (de maioria muçulmana).
Várias pessoas famosas do Azerbaijão são judias, como o violoncelista e maestro Mstislav Rostropovich, a pianista Bella Davidovich (vencedora do International Chopin Piano, em 1947), Lev Landau (cientista ganhador de prêmio Nobel de Física) e Yevsey Gindes, que foi o ministro da Saúde na República Democrática do Azerbaijão.
Também participaram da reunião Karen Sasson, diretora executiva da Conib, e Intigam Huseynov, adido civil da Embaixada, que fala o hebraico.
Karen Sasson, Claudio Lottenberg, Elnur Sultanov e Intigam Huseynov. Foto: Divulgação.