Federação Israelita do Paraná

A verdade não se torna mais verdadeira porque todo mundo concorda com ela, nem menos verdadeira mesmo que o mundo inteiro discorde dela. More Nevuchim II 15 Maimônides
Skip Navigation Links

Conib: prioridades nas áreas política, de comunicação e formação de líderes


Convenção em Curitiba reelege diretoria comandada por Claudio Lottenberg
Em sua 42ª convenção anual, realizada nos dias 18 e 19/11 em Curitiba, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) reelegeu sua diretoria, sob a presidência de Claudio Lottenberg, para o triênio 2012-2014 e decidiu manter como prioridades sua a atuação na área política, na comunicação e na formação de lideranças.
A convenção teve aproximadamente 100 participantes, trazendo à capital paranaense o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman; o ex-governador do Paraná Jaime Lerner; lideranças comunitárias de 14 estados brasileiros e representantes da juventude; além de palestrantes como o filósofo Denis Rosenfield, o sociólogo Bernard Sorj, o antropólogo Michel Gherman, o jornalista Alon Feuerwerker; e o empresário Miguel Krigsner, idealizador do Museu do Holocausto, em Curitiba, pioneiro no Brasil, cuja inauguração ocorreu no dia 20/11.
Os líderes das comunidades judaicas de todo o Brasil foram saudados na abertura da Convenção pelo presidente da Conib, Claudio Lottenberg e pelo presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz, o anfitrião do evento que deu as boas-vindas a todos.

Atuação


Durante a convenção, Manoel Knopfholz, assim como os demais presidentes das Federações fizeram um balanço das atividades promovidas por cada instituição em seus respectivos estados. A grande interação entre os participantes facilitou a análise de prioridades. Nas ações políticas e de comunicação, um dos pontos destacados foi o incremento de viagens de formadores de opinião a Israel, partindo do princípio de que o conhecimento in loco da situação no Oriente Médio muda percepções. Também foram discutidas as formas mais eficientes de mostrar uma imagem positiva de Israel — e também da comunidade judaica — para todos os segmentos da sociedade brasileira. A presença dos acadêmicos trouxe acalorados debates sobre a relação entre o Estado judeu e as comunidades da Diáspora, e também sobre a necessidade de a comunidade judaica brasileira assumir de forma cada vez mais clara suas posições políticas, no contexto da maior relevância assumida pelo Brasil no cenário internacional e do fortalecimento da democracia no país. Todas os representantes das Federações ressaltaram a importância da realização de um censo da comunidade judaica brasileira, que inclua também pesquisas qualitativas. A implantação de métodos modernos de gestão para as federadas e suas entidades também está na ordem do dia.

Diretoria


A diretoria da Confederação Israelita do Brasil para o triênio 2012-2014 ficou assim constituída: Presidente - Claudio Lottenberg; 1º vice-presidente - Mauro Terepins; 2º vice-presidente - Henry Chmelnitsky; secretário-geral - Fernando Kasinski Lottenberg; Secretário - Octavio Aronis; tesoureiro-geral - Gilberto Maktas Meiches; tesoureiro - Marcelo Blay; diretores - Mario Adler e Daniel Borger. Cinco novos membros farão parte da diretoria: Boris Ber, Paulo Maltz, Mauricio Szporer, Julio Serson e Eduardo Wurzmann. Com a incorporação destes novos membros à sua diretoria, a Conib pretende atender de forma mais próxima as pequenas comunidades e também expandir os contatos internacionais.

Com o Governador do Paraná


Na tarde de sexta-feira (18/11), os presidentes da Confederação Israelita do Brasil e da Federação Israelita do Paraná, respectivamente, Claudio Lottenberg e Manoel Knopfholz, juntamente com o diretor de Relações Institucionais da comunidade paranaense, Isac Baril, foram recebidos no Palácio das Araucárias pelo governador do do Paraná, Beto Richa. No encontro, as lideranças judaicas reforçaram convites ao governador para participar ao jantar de encerramento da 42ª Convenção Anual da Conib, que ocorreu no dia seguinte (19/11), e também à inauguração do Museu do Holocausto. Segundo Lottenberg, a visita foi muito positiva. "Temos de lhe agradecer pela forma como a comunidade aqui é acolhida". Sobre o Museu, Lottenberg declarou: “Seu foco transcende a visão do genocídio, pois pretende discutir também a questão do preconceito e mostrar o respeito à diversidade que existe em nosso país". Por sua vez, Manoel Knopfholz, destacou que a reunião simbolizou a importância de a comunidade do Paraná receber, pela primeira vez, quase uma centena de líderes judeus na cidade. Ele também afirmou que a presença do governador na convenção e na inauguração do museu refletem a magnitude da iniciativa. "O Museu do Holocausto é um libelo, uma declaração contra o preconceito em todas suas formas".



Na convenção da Conib em Curitiba, o embaixadorde Israel Rafael Eldad (à esquerda), Claudio Lottenberg, presidente da Confederação reeleito e o cônsul de Israel em S. Paulo, Ilan Sztulman
Foto: Eliana Assumpção/Conib


Parte da nova diretoria da Conib comandada por Claudio Lottenberg
Foto: Eliana Assumpção/Conib


O jornalista Jaime Spitzcovsky (centro) foi o moderador do painel com o cônsul de Israel em S. Paulo, Ilan Sztulman e o filósofo Denis Lerer Rosenfield (a direita)
Foto: Eliana Assumpção/Conib


Manoel Knopfholz, Claudio Lottenberg, Miguel Krigsner e Nathan Kulisch
Foto: Szyja Lorber/VJ