Federação Israelita do Paraná

A verdade não se torna mais verdadeira porque todo mundo concorda com ela, nem menos verdadeira mesmo que o mundo inteiro discorde dela. More Nevuchim II 15 Maimônides
Skip Navigation LinksHome > Israel > Ciência e Tecnologia




 Carros elétricos para mercado israelense

 
A Renault e a Nissan apresentaram recentemente, em Ramat Hasharon, próximo a Tel Aviv, Israel, o primeiro modelo elétrico do projeto Better Place que visa a introdução de veículos movidos a eletricidade em Israel até 2011. A meta das duas empresas é reduzir a emissão de poluentes no país, onde cada motorista roda, em média, 70 quilômetros por dia.
O Projeto Better Place visa a introdução carros em Israel até 2011. A estimativa é que 45 mil veículos elétricos estejam em circulação em 2016. O projeto prevê ainda a instalação de infra-estrutura de uma rede de abastecimento em todo o país, com cerca de 500 mil postos de carregamento de baterias.
De acordo com as duas empresas, o desempenho dos veículos é semelhante ao de um carro 1.6 movido a gasolina – ou seja, em média, 100 cavalos de potência. Os envolvidos na produção do modelo estimam que daqui cinco anos 45 mil veículos elétricos estejam em circulação no país.
A energia solar
Um carro 100% movido a energia solar também foi apresentado em Israel meses atrás, e o veículo é um verdadeiro sonho do consumidor, cujo pesadelo são as constantes altas do preço do petróleo e as ameaças de ficar sem gasolina. Trata-se do carro movido a energia do sol exibido durante a feira Eilat-Eloit International Renewable Energy Conference & Exhibition, em Israel.
A IC Green Energy, unidade da empresa israelense Israel Corp, apresentou seu carro construído pela Nissan, mas desenvolvido também pela holding Better Place LLC, do milionário Shay Agassi, da qual a Israel Corp faz parte.
“Há uma grande sinergia entre as empresas envolvidas no projeto e isso prova que não estamos longe de vir a utilizar o carro solar nas atividades cotidianas”, diz Yom Tov Samia, CEO da IC Green Energy.
 
Cadeira especial ajuda pessoas paralisadas a caminhar
 
Aparelho utiliza sensores e motores para erguer paciente
 
Criada em 1997 em Israel, nova tecnologia estará à venda para centros médicos em 2011
 
O israelense Radi Kaiuf, que se feriu durante o serviço militar e ficou com parte do corpo paralisada, usa um dispositivo conhecido como "ReWalk", que auxilia pacientes a se locomover. O aparelho foi desenvolvido em 1997, após seu criador, Amit Goffer, sofrer acidente de carro.
As "pernas" robóticas utilizam sensores e motores para permitir ao usuário ficar de pé, andar e até subir escadas. Após as fases de testes clínicos realizados nos Estados Unidos e em Israel, a tecnologia agora estará à venda para centros médicos em todo o mundo a partir de janeiro de 2011. As imagens foram divulgadas dia 3/12 mas, mas originalmente feitas em 17 de novembro. (Do G1 com a Agência AP, Fotos: Oded Balilty / AP Photo).