Federação Israelita do Paraná

A verdade não se torna mais verdadeira porque todo mundo concorda com ela, nem menos verdadeira mesmo que o mundo inteiro discorde dela. More Nevuchim II 15 Maimônides
Skip Navigation LinksHome > A Federação Informa > Antissemitismo




O que é?


Antissemitismo é o preconceito/hostilidade contra os judeus. Frequentemente sua manifestação se dá pelo ódio à etnia, cultura e/ou religião judaicas. Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertençer à nação na qual residem.
A pessoa que pratica antissemitismo é chamada de antissemita.
O antissemitismo pode se manifestar de diversas formas, partindo de expressões isoladas de ódio e discriminação contra um judeu, até ataques violentos organizados por turbas ou mesmo por um determinado Estado, polícia ou forças armadas em relação a comunidades judaicas inteiras. Exemplos extremos de perseguições são: a Primeira Cruzada de 1096, a expulsão da Inglaterra, em 1290, a Inquisição Espanhola, a expulsão da Espanha, em 1492, a expulsão de Portugal, em 1497, os diversos pogroms, o Caso Dreyfus, na França, e, talvez o mais lembrado, o Holocausto na Alemanha nazista de Adolf Hitler.
Enquanto a etimologia do termo pode sugerir que o antissemitismo é dirigido contra todos os povos de origem semita, a palavra antissemita foi cunhada no século XIX na Alemanha com a finalidade de forncer maior precisão científica ao termo Judenhass (ódio aos judeus) , até então mais utilizado. Desde então, a palavra antissemitismo passou a abranger o preconceito voltado contra os judeus, especificamente.

________________________________________
Wikipedia.org


DENUNCIE!


(*)Preenchimento obrigatório
À exceção do campo para descrever os fatos, os demais dados abaixo não são de preenchimento obrigatório. No entanto, quanto mais informações sua denúncia apresentar, maiores serão suas chances de colaboração efetiva.

Dados do Denunciante

Nome: CPF:
Endereço: Complemento:
Bairro: Cidade:
Estado: Cep:
Telefone: E-mail:

Dados do Denunciado

Nome: CPF:
Endereço: Complemento:
Bairro: Cidade:
Estado: Cep:

*Descreva abaixo os fatos praticados pelo denunciado

*máximo 2000 caracteres
Digite o código abaixo(distinção entre maiúsculas e minúsculas)